E... o Alto Minho tão perto.

sexta-feira, maio 28, 2010

Esta espécie de ferrugem nos limoeiros...

Porque será?
O nosso "consultor" das coisas agrícolas, o "Zé da Clara" tem uma opinião de quase certeza: -"não faz mal aos limoeiros! Deve ser por causa de não ter levado o "cobertor"  por ocasião do Inverno."
Chegamos à conclusão que este "cobertor" é a calda à base de sulfato que se usa nos citrinos. O facto é que aplicamos a calda bordalesa antes do Inverno.
A foto já foi tirada há umas semanas atrás e agora constata-se que depois desta ferrugem -apenas nas folhas velhas- as cochonilas assentaram arraiais.
Vamos tentar o combate por meios biológicos que vimos algures num almanaque, ou seja, 3 partes de água, uma parte de álcool e sabonária.
Se não resultar... logo veremos.

segunda-feira, maio 24, 2010

Vai muito calor em Maio

Com estes dias de calor não apetece fazer nada de nada. É um calor antes de tempo, acho eu. E segundo diz o "Zé da Clara" ainda faltam as trovoadas de Maio e só depois é que se pode "deitar" as galinhas no choco, senão os ovos ficam "golados" ( não nascem os pintos ).
É muito rica a nossa cultura e sabedoria popular, ora digam lá que não.

quarta-feira, maio 19, 2010

Ah! O teatro, teatro...

...espelho e retrato da condição humana!

Num anterior post aludi aos 45 anos de andanças nesta "coisa" de fazer teatro, como impulsionador de novos grupos, nas roupagens de actor, como encenador, orientador de oficinas e também como autor.
E porquê falar de novo neste assunto?
Hoje, tinha acabado de entrar para o comboio na estação de S. Bento, no Porto e preparava-me para me acomodar quando ouço:

- Olá, está lembrado de mim?
-Claro que sim, respondi e prosseguimos a conversa com mais algumas palavras de circunstancia.
E era mesmo verdade que me lembrava. Era uma jovem actriz do Grupo de Teatro "Gil Vicente", de Santo Tirso que integrou o elenco da peça de teatro de revista " HÁ PASTEIS EM SANTO TIRSO", de que sou autor e fui o encenador, peça que teve a sua estreia em 17 de Maio de 2009.
Isto veio a propósito para dar à estampa as duas fotos anexas. Na primeira, estou acompanhado com parte do elenco de  actores e na segunda, na roupagem de actor na cena do quadro: "Mendigos da Europa".
A vida é feita com todas estas coisas... até de lembranças.

domingo, maio 16, 2010

O prazer de colher...

... verduras 100% biológicas.
Pois, enquanto se procedia à limpesa mencionada no post anterior, tratei de colher alguma coisa na horta e aqui estão algumas verduras produzidas cá no Cordão da Granja, isentas de produtos químicos.O único fertilizante utilizado é a compostagem que temos o cuidado de ir fazendo.
As favas vão ser congeladas para serem consumidas posteriormente. As alfaces  vão ser consumidas de imediato, como não podia deixar de ser e as nabiças... vão já ser cozinhadas e parece que já estou a sentir-lhes o cheiro numa explêndida sopa.
A propósito de nabiças,  encontrei em determinado almanaque:
-"Nabiça: Utilizada pela sua raiz, folhas e inflorescências. Pode ser usada em sopas, cozidos e saladas. É uma planta rica em Cálcio, e possui poucas calorias. As folhas da nabiça constituem um excelente alimento. Apresentam um alto teor de vitaminas A, do complexo B e C, são saborosas e as suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal."

sexta-feira, maio 14, 2010

As ervas crescem, crescem...

Com um Inverno tão molhado e esta Primavera com tanta humidade, alternando com dias lindos e quentes, conjugaram-se todos os factores para o crescimento muito rápido de todo o tipo de ervas ( como diz o "Zé da Clara" - só cresce o que não presta ). Com a utilização de tractor procedeu-se à limpesa fresando o terreno nas leiras do pomar e preparando-o na parte da horta ( leira de baixo ) para  algumas culturas...
Na quarta-feira passamos pela feira de V.N. de Famalicão e aproveitamos para comprar atados de coivão para plantar e assim substituír a penca plantada em Abril que espigou praticamente toda. Aproveitamos para meter à terra bastantes pés de abóbora transplantados da sementeira que fizemos em  canudos dos rolos de papel higiénico ; vamos deste modo poder comparar os resultados entre a sementeira habitual e definitiva com esta. Vamos esperar pelos resultados.
A visita do Papa proporcionou um feriado  na escola onde o António Pedro  lecciona e, assim, pôde ajudar em alguns trabalhos de limpesa com a moto-roçadoura, nomeadamente nas  bordas e entre as árvores onde o tractor não o pode fazer.

Depois destes trabalhos dá gosto olhar e permanecer por aqui ouvindo os grilos, ver os melros atrevidos e os nervosos piscos à procura de comida, o chilrear dos milhafres que se acoitam nas altas árvores ( local assinalado por existir um castro da Idade do Ferro mas ainda não intervencionado (?!) pelas autoridades competentes ) quase ao lado do Cordão da Granja, o som das badaladas do relógio da igreja, também alí ao lado, pelos balidos das ovelhas, e... mais, muito mais...

sexta-feira, maio 07, 2010

Ovos de gansa

Podíamos intitular a foto como a colheita do dia, mas não, não é o caso.
São ovos, sim,  uns de galinha, os outros de gansa. Quando falamos em ovos, associamo-los quase sempre às galinhas, mas na realidade há muitas qualidades e tamanhos de ovos, dependendo óbviamente da espécie de ave poedeira. Estes da gansa são quase o dobro do tamanho.
Diz-se que os ovos de gansa são óptimos para confeccionar diferentes tipos de doces, sobretudo para pudins. Sendo assim vamos já tratar de apurar se é ou não verdade.
Ah, já me ia esquecendo. As gansas podem chegar aos 20 anos de vida e aos 12 kg de peso. Está na hora de montar nova unidade de produção, pois é uma questão de contas: - ora, 20 anos vezes (x) ovos por dia, vezes (x) unidades a produzir, vezes (x) meses de postura anual, que por sua vez (x) ovos dá (x) pudins, vezes (x) tartes....
Chega, chega, não vá este exemplo alterar todo o PEC estabelecido*.
Brincar também é preciso e vamos já lá para a cozinha que tudo isto me está a dar um apetite dos diabos...

Nota: * Plano Estabelecido de Capoeira

quinta-feira, maio 06, 2010

Pagar ou não pagar SCUT (A28) versus louca irracionalidade...

Notícias na comunicação social:
-Deputados socialistas do Norte contra pagamento de SCUT só na sua região (TSF 06/05/2010).
Os parlamentares do PS do Norte não concordam com esta medida inscrita no PEC e já têm por isso uma reunião marcada com o ministro das Obras Públicas.
• Governo aprovou cobrança de portagens nas Scut (JN 06/05/2010)
                                                   ******
Está absolutamente fora das nossas intenções enveredar por assuntos de política no nosso blog... mas, é como diz o velho ditado: -"Quem não se sente não é filho de boa gente!"
Sempre que nos deslocamos para o Cordão da Granja utilizamos o IC 1 (dita  SCUT ou A28). Iniciamos a viagem a partir de Areias até à Póvoa de Varzim e dalí rumamos até V.N. de Cerveira pelo IC 1, percurso  de 74kms e que habitualmente demora menos de 45 minutos, sem ultrapassar a velocidade legalmente imposta.
Face às notícias de que o Governo vai proceder à cobrança aos utilizadores do IC 1, já a partir de Julho, transformando-o em auto-estrada, também nós efectuamos o mesmo percurso pela N13 para nos habituarmos, claro.
Não há dúvida nenhuma que tem razão de ser os protestos que já ocorreram.

Vejamos: - Iniciamos o percurso fora das horas de maior movimento, já fora da cidade da Póvoa de Varzim e demorou-nos 1 hora e 27 minutos. Agora, imagine-se quem tiver de efectuar o percurso desde o Porto, com todos os inconvenientes resultantes de o traçado da N13 atravessar cidades como Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha…

Não, não há alternativa. Logo, é absolutamente injusta a cobrança nesta SCUT. Pobres de nós, contribuintes, que tudo pagamos, até os disparates que “eles” fazem em nome do erário público… Bem, deixemos esse tipo de análise opinativa para quem tem força e poder para tal  – sim, só “eles” o saberão dizer e não vale a pena criar nenhuma comissão parlamentar para analisar esta situação porque senão, nunca chegaremos ao destino!
Moral a retirar de tudo isto: - Podemos protestar? Sim...talvez...podemos. Adianta alguma coisa? Não!!!
O curiosidade maior de tudo isto é a notícia com que iniciamos este post e que nos motivou para escrever estas linhas. Haja bom senso senhores! É de saudar a iniciativa da parte desses parlamentares socialistas, mas infelizmente não são esses que estão na governação… ou será que sim?!

sábado, maio 01, 2010

As maias.

1º de Maio com maias… à porta e nos campos.

Como surgiu a tradição de colocar nas portas das casas e nas cortes do gado pequenos ramos de giestas amarelas no primeiro dia de Maio?
Contam-se muitas histórias e estórias sobre as razões e as origens deste costume tão antigo que apesar de assistirmos no dia-a-dia ao fomento intencional de desprezo por costumes e tradições... por estas bandas a tradição ainda se mantém.

Ao contrário do habitual, desta vez rumamos até ao Cordão da Granja pela A3 ( o percurso habitualmente utilizado é ida e volta pela A28). Largas manchas de serrania , com giestas, predominantemente amarelas, a  Serra d'Arga está linda, linda numa fantástica e exuberante manifestação de cor. A natureza com todo o seu explendor.
Aqui a tradição impõe a colocação do raminho de maias para impedir que o burro (leia-se diabo em forma de asno) não dê coices nas portas.
É mais uma estória, não é?