E... o Alto Minho tão perto.

segunda-feira, março 29, 2010

Que tempo...!

Ontem esteve um dia lindo... por vários motivos. Esteve sol, a temperatura muito agradável e, sobretudo, foi um dia muito especial. Porquê? Finalmente pude cumprir com a promessa de levar a minha querida neta, Inês, com os seus pouco mais de 2 anos, a passear até o Parque em Santo Tirso.
Não sei se é disparate  mas... acho que a imagem de um avô de mão dada com  a neta(o) é como olhar para o  enxerto de árvore de fruto...
Que fim de manhã tão divertido ( pese embora não tenha começado bem, pois a alegria da Inês era tão grande que quando se apercebeu que eu tinha chegado para a levar a passear deu uma queda e fez um pequeno ferimento no queixo); em pouco mais de uma hora deu para dar comida aos patos e gansos no lago, andamos quase sempre acompanhados por uma pequena multidão de pombas e ainda percorrer todos os divertimentos do parque infantil, desde o escorregão à casinha de brincar, passando por todos os baloiços.
Por certo, um dia inesquecível para ambos.


Hoje, segunda-feira, a chuva voltou e da pesada. Que tempo...

Era intenção irmos até à feira, a Santo Tirso, apesar da viagem ser muito curta, mas com este tempo não vale a pena. É certo que não há razão imperiosa nem necessária para lá irmos, era mais para satisfazer o impulso de sentir os cheiros, os pregões, os apelos dos vendedores e as expressões nos rostos das pessoas, enfim a curiosidade, porque o ambiente de feiras tem sempre qualquer coisa de apelativo e dificil de descrever.

Principal ex-libris de Santo Tirso.

 

quarta-feira, março 24, 2010

Paleta de cores



Aí está outra de nossas ocupações, nesta fase da vida, em jeito de hobby, a pintura.
Para satisfazer a vontade da aniversariante, Ana Cláudia, há dias atrás pegamos na paleta e nos pinceis... e o resultado foi este:- A fachada do Mosteiro Beneditino de S. Bento, em Santo Tirso, como motivo principal, em pintura ao estilo contemporâneo.

Vai completar o decor da sala lá de casa da aniversariante com as tonalidades pretendidas, pois então.
Já bem diferente foi a vontade da Margarida, ao manifestar vontade numa pintura que lhe lembrasse a fruta que adora, o kiwi.

Claro que um pedido é sempre um pedido e como tal tinha de ser satisfeito.

O resultado pictórico foi este, em pintura figurativa identificável.


Gostos e personalidades diferentes? Sim, são ambas pessoas áureas na maneira de ser, de fino gosto e doces sensibilidades.

Dia de aniversário.

Ontem foi dia de aniversário da Ana Cláudia. Pela primeira vez toda a família esteve junta!!!
É motivo para um post? Claro que é! Até ontem nunca tinha sido possível tal coisa. Basta dizer que metade da família exerce a docencia e nessa qualidade de professores estão (como tantos outros) colocados em diferentes localidades, separados por distancias kilométricas bastante significativas. Já não bastava essa realidade para entender a dificuldade de todos os professores deste País, isto para não falar de absurdas ocupações de tempo que lhes são impostas de utilidade e eficácia duvidosas que mal deixa tempo para a família. É como diz o rifonário: -manda quem ...
Descrever? - é difícil porque o dia a dia é tão trucidante, com horários escolares apertados e tudo o mais que é do conhecimento geral. Deixemos isso de lado por agora.
Foi tão bom entoar os parabéns à mistura com as bufadelas nas velas teimosas, sem apagar...

quinta-feira, março 18, 2010

As compras na feira...

Ontem voltamos à feira. Como de costume perdemo-nos em deitar o olhar pelas bancas. Depois das compras na feira há que plantar a couve galega e a alface. Mas não é só. Vai sendo altura de deitar à terra feijão, nabiças, verduras a que por aqui chamam de novidades, talvez por serem um pouco cedo, será?
Ah!, já ia esquecendo de dizer que quanto às toupeiras, a coisa cada vez está pior. Os montículos de terra estão por tudo quanto é sítio. O que será que as leva a fazer este rendilhado na terra?Será época de acasalamento?
Com alguma tristeza deparamos que algumas fruteiras estavam quase tombadas devido aos fortes ventos dos últimos dias, mas o que descobrimos é que as danadas das toupeiras têm fortes responsabilidades nisso pois as caldeiras estavam todas minadas pelas galerias.
É urgente encontrar solução...

quarta-feira, março 10, 2010

Toupeiras




Apre o diabo das bichas..., quero dizer, ratos do campo, como se diz por aqui. Fomos à procura de literatura para nos esclarecer sobre esta questão e, precisamente no site de avisos agrícolas do DRAPN-Ministério da Agricultura, encontramos: -"... o rato mais vulgar nos pomares é o rato cego ou rato toupeira (Microtus sp.) - cauda curta, cabeça pouco distinta do corpo, olhos pequenos, orelhas curtas e ocultas na pelagem".

Em cima, foto de entrada de galeria do rato cego ou rato toupeira.

Em certas partes do pomar são tantos os buracos de galerias que vai ser necessário tomar medidas, mas quais? Procuramos o conselho do senhor "Zé da Clara". Torceu o nariz, espalhou alguma terra com o pé num desses buracos, pisou com o tacão da galocha e pouco adiantou, para não dizer que nada disse quanto às medidas a tomar. Enunciou um pequeno rol de costumeiras gerais mas teve a preocupação de acrescentar: - Não é facil desinguiçar disso, disse ele.

Desde o espalhar cinza nos buracos, colocar pequenos montes de cabelos , garrafas de plástico cortadas em tiras com o gargalo enterrado no orifício, ratoeiras e até o encharcamento das galerias. De tudo isto e mais alguma coisa foi falando, falando, mas solução nenhuma.

Bem, lá teremos de passar pela Cooperativa Agrícola na esperança de encontrar algum produto que afaste esta bicharada.

quarta-feira, março 03, 2010

Plantações na horta


O dia anunciava-se lindo, com sol e fomos às compras na feira de V.N. de Famalicão.
Ainda não eram 8 horas da manhã e já estavamos na feira. De facto é a maior feira desta região do Vale do Ave, quer na extensão e área quer na quantidade de produtos. Fomos lá com a intenção de comprar alguns artigos e, como não podia deixar de ser, fomos espreitar os produtos para a lavoura.

Compramos algumas talhas de cebolo e três atados de penca da Póvoa, para plantar.
É curiosa a designação dada aos molhos de cebolo para plantar:-talha.
Depois de todas as compras lá fomos até ao Cordão da Granja, numa viagem de cerca de uma hora através da A28. Quando lá chegamos estava o senhor "Zé da Clara" já a trabalhar na horta e como não podia deixar de ser a senhora "Maria da Granja" lá nos fez um aceno de mão, de dentro da sua casa, enquanto fazíamos as manobras com o automóvel junto ao portão da entrada.

Toda a nossa experiência e vivencia no Alto Minho tem sido verdadeiramente única. E como tudo isto tem servido para aprender a estimar a natureza!

Lá me deu a "mania" de querer ser hortelão e vai daí dei-me ao trabalho de começar a plantar. Para quem não está habituado a estes trabalhos, está até muito bem, dizia-me o senhor "Zé da Clara". E todo vaidoso tirei a fotografia que se vê, só que depois de plantar este pequeno talhão ainda havia muito mais para meter à terra, o cansaço já era grande, mas no fim do dia tudo estava plantado.

Não é muito vulgar o plantio de penca da Póvoa nesta zona, é mais o repolho ou coivão, de folha comprida. A Couve Penca da Póvoa possui caule curto e folhas relativamente grossas com talos carnudos.

segunda-feira, março 01, 2010

Projecto da casa

Aos poucos fomos formando ideias, e aos poucos fomos resolvendo assuntos, elencando prioridades em tudo o que se relaciona com o " Cordão da Granja":- a construção dos muros, vedações diversas, a localização e estabelecimento do pomar, a água de rega e a de fornecimento pela C.M., a localização da horta, o alargamento do caminho de acesso para passar a ser a entrada principal, o lado mais burocrático com registos e rectificações na Conservatória e muitas outras situações de pequena importancia mas necessárias.
A partir daqui resta-nos avançar com o principal, que é a construção da casa. Desde Setembro que está entregue ao gabinete de arquitectura, em Lovelhe... Durante tres meses a coisa não avançou mas por fim lá ficou concluído e entregue nos serviços camarários em Fevereiro, o que significa que está tudo a andar...
Vamos ver quanto tempo será necessário para despachar a licença de construção. Sobre isto voltaremos a falar.