E... o Alto Minho tão perto.

quarta-feira, março 03, 2010

Plantações na horta


O dia anunciava-se lindo, com sol e fomos às compras na feira de V.N. de Famalicão.
Ainda não eram 8 horas da manhã e já estavamos na feira. De facto é a maior feira desta região do Vale do Ave, quer na extensão e área quer na quantidade de produtos. Fomos lá com a intenção de comprar alguns artigos e, como não podia deixar de ser, fomos espreitar os produtos para a lavoura.

Compramos algumas talhas de cebolo e três atados de penca da Póvoa, para plantar.
É curiosa a designação dada aos molhos de cebolo para plantar:-talha.
Depois de todas as compras lá fomos até ao Cordão da Granja, numa viagem de cerca de uma hora através da A28. Quando lá chegamos estava o senhor "Zé da Clara" já a trabalhar na horta e como não podia deixar de ser a senhora "Maria da Granja" lá nos fez um aceno de mão, de dentro da sua casa, enquanto fazíamos as manobras com o automóvel junto ao portão da entrada.

Toda a nossa experiência e vivencia no Alto Minho tem sido verdadeiramente única. E como tudo isto tem servido para aprender a estimar a natureza!

Lá me deu a "mania" de querer ser hortelão e vai daí dei-me ao trabalho de começar a plantar. Para quem não está habituado a estes trabalhos, está até muito bem, dizia-me o senhor "Zé da Clara". E todo vaidoso tirei a fotografia que se vê, só que depois de plantar este pequeno talhão ainda havia muito mais para meter à terra, o cansaço já era grande, mas no fim do dia tudo estava plantado.

Não é muito vulgar o plantio de penca da Póvoa nesta zona, é mais o repolho ou coivão, de folha comprida. A Couve Penca da Póvoa possui caule curto e folhas relativamente grossas com talos carnudos.

Sem comentários:

Enviar um comentário