E... o Alto Minho tão perto.

quarta-feira, março 10, 2010

Toupeiras




Apre o diabo das bichas..., quero dizer, ratos do campo, como se diz por aqui. Fomos à procura de literatura para nos esclarecer sobre esta questão e, precisamente no site de avisos agrícolas do DRAPN-Ministério da Agricultura, encontramos: -"... o rato mais vulgar nos pomares é o rato cego ou rato toupeira (Microtus sp.) - cauda curta, cabeça pouco distinta do corpo, olhos pequenos, orelhas curtas e ocultas na pelagem".

Em cima, foto de entrada de galeria do rato cego ou rato toupeira.

Em certas partes do pomar são tantos os buracos de galerias que vai ser necessário tomar medidas, mas quais? Procuramos o conselho do senhor "Zé da Clara". Torceu o nariz, espalhou alguma terra com o pé num desses buracos, pisou com o tacão da galocha e pouco adiantou, para não dizer que nada disse quanto às medidas a tomar. Enunciou um pequeno rol de costumeiras gerais mas teve a preocupação de acrescentar: - Não é facil desinguiçar disso, disse ele.

Desde o espalhar cinza nos buracos, colocar pequenos montes de cabelos , garrafas de plástico cortadas em tiras com o gargalo enterrado no orifício, ratoeiras e até o encharcamento das galerias. De tudo isto e mais alguma coisa foi falando, falando, mas solução nenhuma.

Bem, lá teremos de passar pela Cooperativa Agrícola na esperança de encontrar algum produto que afaste esta bicharada.

Sem comentários:

Enviar um comentário