E... o Alto Minho tão perto.

quinta-feira, abril 01, 2010

Dia dos enganos

Portagem na A28

Quando pela manhã me preparava para abrir a box do correio electrónico ainda não me tinha apercebido que hoje é 1 de Abril.
No topo das mensagens lá estava uma cujo título me despertou a curiosidade: -Governo recua e reanalisa a portagem na A28. Bem, era de facto uma boa notícia e enquanto clicava para abrir o resto, deu-me como que uma espécie de clique de incredulidade que me fez pensar: - Hum! Querias. Assim de repente? Isso era bom.
Então a mensagem lá desenvolvia a dita novidade com todo o ar de notícia jornalística fresca, difundida por porta-voz de governo, decisão essa a ser tomada durante o dia em reunião extraordinária de ministros sem férias.
Ora, aqui, na frase de "... ministros sem férias", percebi de imediato a brincadeira, pois de brincadeira se tratava, mas que teve a sua graça, lá isso teve. Nesta altura, já tão próximo da Páscoa não era de acreditar que os senhores ministros ainda estivessem com pachorra e, muito menos, preocupações desta natureza.
Era partida de Dia dos Enganos.
Isto fez-me lembrar outros tempos, tempos em que a rapaziada arranjava motivo em tudo para pregar a sua partidazita. Desde as moedas de escudo, ainda em alpaca, pregadas no chão dos passeios; os maços completos de cigarros, com pernas, puxados com fio de nylon quando algum distraído cidadão se baixava para apanhar; a carteira de bolso recheada, deixada propositadamente na guia do passeio entre dois carros estacionados; a pequena caixa em jeito de prendinha, devidamente acondicionada e embrulhada que se metia dentro do saco das compras, e tantas outras partidazitas... outros tempos, sim senhor, sem internet nem telemóvel.
Por certo todos nós teremos lembranças desses tempos, não é verdade?

Sem comentários:

Enviar um comentário