E... o Alto Minho tão perto.

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Teatro de Revista


Teatro de Revista por... amadores.

O Grupo de Teatro da Associação Recreativa Tricanas da Póvoa de Varzim - há 16 anos que apresenta teatro de comédia ou revista - quiseram ter a amabilidade de me comunicar que vão levar à cena o texto de Teatro de Revista " A PÓVOA NO CORAÇÃO" de que sou autor.

Muito obrigado.

A nossa vivencia no teatro vai fazer 45 anos lá para Maio. De certeza que não haverá festa nem badalações nos "media"... como agora parece ser de bom tom. Assistimos, vemos e ouvimos na comunicação social de imagem, escrita e falada, destaques e grandes parangonas a individualidades com 10, 20 ou mais anos de carreira e certamente com o seu mérito algum contributo terão dado para a sociedade. Quero crer que sim.

Esta situação é diferente, trata-se da dedicação ao teatro amador. O trabalho é o mesmo, diria até que é mais complexo e difícil. E não é para aqui chamada a necessidade de ter talento para se ser actor, não, porque tudo na vida se aprende. Porquê? Simplesmente porque de um modo geral todos os intervenientes têm outras actividades, quer sejam estudantes ou desempenhem qualquer profissão que não o teatro. Logo, a quantidade de horas dedicadas aos ensaios e estudo das personagens é infinitamente menor.

Depois há o problema dos recursos técnicos, quer sejam de luminotecnia ou de som, que por via de regra... não existem. Mas para além de todas as dificuldades faz-se muito teatro amador em Portugal e com qualidade. Então actores, há-os e muito bons. Depois de muitos anos com a função e missão de encenador em diferentes grupos, asseguro que de facto há gente com muita qualidade e que pedem muito pouco, aliás pedem apenas que o público veja teatro nas salas de paróquia, de bairro, de associações culturais e recreativas ou, quando muito, algumas palmas!

Não é despropositado o facto de me dar a conhecer neste blogue.... tantos anos passados depois da primeira vez que pisei um palco!

Todas estas lamúrias tem razão de ser porque se aproxima mais um Dia Internacional de Teatro Amador, a 27 de Março.

Nota-se que os grupos de teatro amador procuram geralmente levar à cena peças com conteúdo mais light, sobretudo que faça rir as plateias.

Sem comentários:

Enviar um comentário