E... o Alto Minho tão perto.

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Água, problema quase solucionado...

O nosso problema da água de rega vai ter solução.
A conversa com o Presidente da Junta de Mentrestido, sr. António Gomes, foi de nosso inteiro agrado, libertou-nos de mais uma preocupação. Pessoa afável e verdadeiramente interessada em ajudar a resolver as situações menos boas na freguesia. Assim se cumpre o desígnio de um estado democrático: - ouvir os munícipes e inter-agir na resolução de problemas perseguindo objectivos de bem estar da comunidade.
A solução encontrada foi a de conduzir a água pela via pública, canalizada a partir da atola até à propriedade. Acarretará alguma despesa com a canalização, coisa estimada em mais ou menos dois dias de trabalho que serão de nossa conta, mas ficamos com a certeza que daí não resultarão dificuldades burocráticas.
E pronto, este problema já era...

domingo, dezembro 06, 2009

Água, fundamental

Água de rega , problema!

Surgiu uma dificuldade não esperada. A nascente está situada a menos de 50 metros da propriedade e é comum a 3 "herdeiros" ( "água de herdeiros" é a designação usada por estas paragens e que por tradição se diz dos sucessivos beneficiários da água de determinada nascente).
Há alguns anos atrás a edilidade de V.N. de Cerveira procedeu à colocação de novo piso da estrada e em consequência desse melhoramento alterou o curso desta água para a propriedade. Na altura não houve preocupação em verificar se não resultavam inconvenientes desse desvio... Ou seja, a atola de recepção da água ficou num nível bastante mais baixo, e em consequencia disso não consegue ganhar altura por forma a chegar ao Campo do Cordão.
Vai ser preciso resolver esta situação. Só que agora ninguém assume a responsabilidade deste erro! Vamos falar com o executivo da Junta de Freguesia no sentido de arranjar ajuda. À data do arranjo da estrada não era este executivo...

Os muros


Nem tudo corre mal!

Estamos a referir-nos a atrasos, datas por cumprir, trabalhos por iniciar.

Não há que ter queixa ( até agora) sobre a empresa a quem contratamos a construção do muro. Optamos por este tipo de muro, em pedra de junta aberta por ser aquele que está pelas proximidades, conferindo alguma uniformidade no centro geométrico da freguesia, onde o Cordão da Granja se situa: a igreja paroquial.

A primeira fase ao longo da estrada está concluída, falta o lado do Caminho da Fonte, lado de entrada da propriedade que vai ficar para algumas semanas mais tarde, em virtude de o construtor precisar de ultimar alguns trabalhos noutras obras.

Bem, vamos esperar.

O espaço do pomar

O espaço onde pensamos estabelecer o pequeno pomar é constituído por duas leiras com desnível de altura entre ambas de menos de 1,50m. A primeira leira tem de largura pouco mais de 10m e a outra quase 7m, ficando ambas com um comprimento de cerca de 40m. Parece ser interessante esta localização.
Vamos pensar depois na localização dos citrinos.
Ouvimos opiniões de pessoas do lugar e aceitamos a sugestão.
É mesmo um pequeno pomar que em termos práticos não ultrapassará as 50 fruteiras, é mais para ocupar o tempo quando estivermos por cá e pelo prazer de ver crescer as árvores e aprender a estimar a natureza com tudo que ela nos dá!
Encarregamos a empresa "Viveiros Juca" por estar localizada relativamente perto. Sugeriram a plantação de fruteiras variadas com predominância para a maçã. Apontaram a plantação de árvores já com mais de tres anos na leira mais estreita (Leira do Meio) e na outra leira (Leira de Cima) um misto de árvores já bem constituídas e outras ainda novas.
Sugeriram a plantação de citrinos numa zona mais abrigada dos ventos de norte, dado que a propriedade está localizada numa zona alta.
Como não estamos por cá diariamente para acompanhar todos estes trabalhos deixamos ao critério dos profissionais a plantação.
Voltamos duas semanas depois, mas nem tudo foi de nosso agrado. O pomar estava bonito é facto mas não nos agradou a ideia de misturarem as diferentes espécies.
Foi mais uma lição que aprendemos! Deveriamos estar presentes aquando da plantação. De futuro vamos tentar acompanhar todo o tipo de trabalhos. Sejam lá eles do que for.
Continuo com a impressão que não foi boa ideia misturarem as diferentes espécies de fruteiras.
O futuro o dirá.

Depois da limpesa...










... O aspecto é outro.





Foram dois dias de trabalho com a maquinaria pesada, mas o aspecto é já completamente diferente, para melhor.
Seja como for ainda há muito mais para fazer. A primeira tarefa é erguer os muros para delimitar a propriedade, depois tratar da água e depois desenhar os espaços para o pomar, para a horta e para a futura construção.
Vamos lá ver se a coragem não esmorece...
D1206

Limpar o Campo do Cordão




Pois, era necessário começar a limpar. O desleixo era notório e logo alí no centro da localidade, pertinho da Igreja.
D1206

Sem mapas nem GPS

O princípio de tudo!

O tempo tem permanecido tão chuvoso!...

E, quando assim acontece nada melhor que ficarmos bem acomodados, ao pé da lareira, quentinhos, à conversa ... acompanhados de quem mais estimamos e que num já longínquo dia de S. João ( vai para mais de 37 anos ) trocamos olhares cúmplices, de desejo de uma vida a dois até... sempre!

Depois - há sempre o " depois ", como nas histórias infantis o "era uma vez..."-, aconteceu o milagre da vida com o nascimento dos dois filhos e a luta constante na mascarada vida do dia-a-dia de coisas boas e menos boas como a querer sachar-nos o carácter.
Agora em nova fase da vida - a aposentação - desejamos um outro "depois", a tranquilidade na sabedoria que a idade sempre arrasta, a paciência aliada ao desejo maior que o mundo: - os doces beijos dos netos.
Rumamos da cidade grande para outras paragens e o acaso ( ou será que deveria escrever destino?) conduziu-nos sem a utilização de qualquer mapa ou GPS para um local calmo e bonito da região do Alto Minho.
O1006