E... o Alto Minho tão perto.

domingo, dezembro 06, 2009

O espaço do pomar

O espaço onde pensamos estabelecer o pequeno pomar é constituído por duas leiras com desnível de altura entre ambas de menos de 1,50m. A primeira leira tem de largura pouco mais de 10m e a outra quase 7m, ficando ambas com um comprimento de cerca de 40m. Parece ser interessante esta localização.
Vamos pensar depois na localização dos citrinos.
Ouvimos opiniões de pessoas do lugar e aceitamos a sugestão.
É mesmo um pequeno pomar que em termos práticos não ultrapassará as 50 fruteiras, é mais para ocupar o tempo quando estivermos por cá e pelo prazer de ver crescer as árvores e aprender a estimar a natureza com tudo que ela nos dá!
Encarregamos a empresa "Viveiros Juca" por estar localizada relativamente perto. Sugeriram a plantação de fruteiras variadas com predominância para a maçã. Apontaram a plantação de árvores já com mais de tres anos na leira mais estreita (Leira do Meio) e na outra leira (Leira de Cima) um misto de árvores já bem constituídas e outras ainda novas.
Sugeriram a plantação de citrinos numa zona mais abrigada dos ventos de norte, dado que a propriedade está localizada numa zona alta.
Como não estamos por cá diariamente para acompanhar todos estes trabalhos deixamos ao critério dos profissionais a plantação.
Voltamos duas semanas depois, mas nem tudo foi de nosso agrado. O pomar estava bonito é facto mas não nos agradou a ideia de misturarem as diferentes espécies.
Foi mais uma lição que aprendemos! Deveriamos estar presentes aquando da plantação. De futuro vamos tentar acompanhar todo o tipo de trabalhos. Sejam lá eles do que for.
Continuo com a impressão que não foi boa ideia misturarem as diferentes espécies de fruteiras.
O futuro o dirá.

Sem comentários:

Enviar um comentário