E... o Alto Minho tão perto.

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Ver presépios em... Barcelona

S O S Catedral
Repararam no enorme painel na fotografia da catedral? Os espanhóis não brincam com assuntos destes. É nem mais nem menos que o protesto pelas obras do metro ao lado da catedral. Exemplo a seguir? Pois...

O espectacular mundo dos Presépios!
Viajamos até Barcelona, de excursão, de 25 a 31 de Dezembro, em alegre convívio com a Confraria do Caco, confraria de artesãos barristas.
Desde 2006 esta confraria tem vindo a manter a iniciativa de organizar exposições de Presépios na época natalícia em Santo Tirso.

Fomos ver e conhecer os presépios da Catalunha, região de Espanha com inúmeras associações de "Figures de Pessebre". O tempo ajudou e pudemos apreciar maravilhosas colecções de grupos de pessebristas, bem como tivemos oportunidade de visitar alguns artesãos locais.

Cartaz de Exposição de Figures de Pessebres


Cartaz de Exposição de figuras de Caganers
Dessas exposições realçamos as colecções no Monasterio Cisterciense Santa Maria de Solius, Museu Arxiu de Sant Andreu de Llavaneres, Capella de Montserrat de Castellar del Vallès e Museu del Pessebre Sant Vicenç de Montalt.
Ainda houve oportunidade de poder apreciar uma grande colecção de figuras de barro, os Cagões, muito comuns e obrigatórios nos presépios espanhóis, no Casal de Cultura Sant Vicenç de Montalt el Maresme.